2000 seminários


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Daniel Sousa, 3º ano LMAC
Já pagou a fatura hoje?

Muitas vezes já ouvimos falar na Alice e no Bob e na forma como trocam mensagens privadas sem que a Eva as leia; ou como se identificam sem nunca se terem visto; ou assinam documentos digitalmente. Mas será que é possível utilizar os mesmo princípios noutros lados? Será que eles também conseguem impedir a evasão fiscal? E transferir dinheiro de uma maneira segura?

Gravação afectada por um problema técnico com o som.


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Francisco Lopes, 3º ano de MEFT, Instituto Superior Técnico
Efeito de Shapiro: o atraso da luz em Relatividade

Neste seminário serão abordadas as principais ideias sobre a Relatividade Geral, começando por uma introdução que compreende a exposição de alguns conceitos e efeitos básicos. Será ainda apresentado o problema que foi colocado ao orador: provar que a luz se atrasa num campo gravitacional.

Gravação afectada por um problema técnico com o som.


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Diogo Poças, 2º ano do MMA
O gelado de morango e outros enigmas

Neste seminário vamos libertar 99 prisioneiros, operar com dois pares de luvas, descobrir quem gosta de gelado de morango, repartir uma cáfila, atravessar um deserto, resgatar dois lógicos, fazer desaparecer um euro e exterminar uma população de indígenas, entre muitas outras coisas.


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Tiago Guerreiro,  
Os algébricos são nossos amigos

A teoria de números algébricos surge da necessidade da resolução de equações diofantinas, ou seja, equações algébricas cujas soluções estão restritas a inteiros ou racionais. Neste seminário tratamos da estrutura de números que melhor nos permitem estudar tais equações — os inteiros algébricos. Veremos ainda como conceitos mais abstractos como o de módulo finitamente gerado ou de anel Noetheriano nos podem dar respostas concretas a este tipo de problemas.


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Rúben Sousa, 2º ano de MAEG, ISEG
Números primos e dinâmica quântica

Física quântica e teoria de números. Aparentemente, são duas áreas da ciência que nada têm a ver uma com a outra… Contudo, há um resultado recente, que é o teorema da Pretty Good State Transfer (PGST) em cadeias de spin quânticas, que veio mostrar que as coisas não são bem assim. Mas afinal o que é uma cadeia de spin quântica? Qual é a definição matemática da PGST? E em que consiste essa tal intrigante relação entre o mundo quântico e a primalidade? Quais as suas potencialidades? Neste seminário iremos em busca das respostas a estas questões!


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Inês Leitão, 2.º ano MMA, Instituto Superior Técnico
Modelação do Crescimento de um Tumor

Neste seminário serão apresentadas várias propostas para modelar o crescimento de um tumor no cérebro. Consideram-se duas grandes etapas do desenvolvimento do tumor: uma fase inicial e uma fase já mais avançada da doença. É também tido em conta o efeito de dois tipos de tratamento já muito conhecidos: a quimioterapia e a cirurgia. Por fim, serão apresentadas algumas simulações para cada um dos modelos propostos.


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Hugo Pinto, 2.º ano MMA, Instituto Superior Técnico
Processo de Hawkes

Neste seminário vamos apresentar o processo de Hawkes e algumas das suas propriedades. Iremos perceber as suas origens na área da sismologia, epidemias e redes nervosas e entender a sua evolução para as áreas da criminologia e das finanças. Serão apresentadas simulações e alguns exemplos da sua aplicação no mundo actual.


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Frederico Toulson, 2.º ano LMAC, Instituto Superior Técnico
Distâncias em Toros

Neste seminário iremos fazer uma introdução ao cálculo de variações. Calcular distâncias num plano é fácil, mas e se considerarmos outra superfície? Por exemplo, um toro? Através da equação de Euler-Lagrange vamos perceber como é que isto é possível.


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Constança Simas, 2.º ano MMA, Instituto Superior Técnico
M&M: Matemática e Música

A consonância é na música uma questão de grande perfeição matemática. Desde as experiências de Pitágoras aos dias de hoje, vamos perceber a base do que "soa bem" na música e como esse termo se tem vindo a adaptar ao longo do tempo. Vamos falar de como podemos criar um programa que nos indica a consonância relativa entre dois sons e também de temperamentos que fariam o Pitágoras dar voltas no caixão. Em suma, vamos falar de música e matemática, tentando que nenhuma delas se pareça com magia negra.