Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Tomás Carrondo, Instituto Superior Técnico
A Topologia da Diabetes

Hoje em dia, a velocidade a que se produzem dados é alucinante, e como seria de esperar os métodos que temos para os analisar não estão a acompanhar… Dito isto, já dispomos de ferramentas verdadeiramente engenhosas e úteis! Assim, neste seminário, o objetivo será introduzir uma destas engenhocas que surge no âmbito da Análise de Dados Topológica (ADT), a chamada Homologia Persistente.

Em ADT, fazemos questões como: “Que forma têm estes dados?”, “Quantas aglomerações apresentam?” e “Se de facto têm uma geometria reconhecível, qual o seu significado?”. Ao respondermos a estas questões, veremos como a Topologia Algébrica, uma disciplina pura por excelência, é capaz de ser aplicada a problemas concretos e tangíveis, como por exemplo, o diagnóstico de doenças. Enfim… Quem nunca quis ver a forma de uma sala através da matemática do cérebro de um rato?

Não se esqueçam, às 15h há lanchinho na sala do departamento (ao lado da 3.10)!
O seminário será disponibilizado no canal educast do diagonal: https://educast.fccn.pt/results?channel=jmtrub8l1, onde já podem ver alguns dos seminários anteriores.