Recent seminários

Europe/Lisbon
Sala P3.10, Pavilhão de Matemática — Online

Simão Leal, MMAC - Instituto Superior Técnico
Probabilidades Elétricas

O que é que um circuito elétrico e uma cadeia de Markov têm em comum? Neste seminário estabelecemos uma representação formal de um circuito elétrico à custa da teoria de grafos, provamos resultados sobre diferenças de potencial e intensidades e conectamos estes conceitos a um problema (aparentemente) não relacionado. No final mediremos uma probabilidade usando um voltímetro!


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Ricardo Rodrigues, MMAC - Instituto Superior Técnico
O 3º Problema de Hilbert e congruências por tesoura

Será que podemos sempre cortar um polígono em peças mais pequenas
e colá-las de outra maneira de modo a obter outro polígono com
a mesma área? E se em vez de polígonos fizéssemos a mesma questão
para poliedros com o mesmo volume? Neste seminário vamos resolver
estas questões e explorar a noção de congruência por tesoura.

Europe/Lisbon
Sala P3.10, Pavilhão de Matemática — Online

Eduardo Skapinakis, Nova FCT
Canhões de Partículas vs Problemas de Decisão

Neste seminário é apresentado um modelo de computação Digital Analógico, com acesso a canhões de partículas, no qual o mundo real é usado para resolver tarefas que um computador normal pode não conseguir efetuar em tempo finito.


Sala P3.10, Pavilhão de Matemática

Henrique Campos Navas, Instituto Superior Técnico
de Cantor e a Inexistência dos Reais

Neste seminário muito diagonal, vamos ver que os Reais se calhar nem são assim tão "reais" como pensamos. Porquê? Vamos ver que não podemos falar sobre a vasta maioria dos números reais, o que tem algumas implicações curiosas.

Mas sobre que reais podemos falar então? Esta questão pode parecer simples, mas para lhe responder vamos ter de navegar pelo mundos da Lógica, Computação, Teoria de Conjuntos e Meta-matemática e explorar os limites daquilo que nós conseguimos fazer enquanto matemáticos.

Haverá coffee break às 15h30, e o seminário será gravado e disponibilizado no canal educast do diagonal: https://educast.fccn.pt/results?channel=jmtrub8l1, onde já podem ver alguns dos seminários anteriores. Temos também uma novidade, um desafio diagonal temático para ir aquecendo o cérebro:

Será que existe uma cadeia $\mathcal S$ formada por subconjuntos de $\mathbb N$ de cardinalidade superior à de $\mathbb N$?

Nota: uma cadeia é uma família de conjuntos $\mathcal F$ tal que para quaisquer $A,B \in \mathcal{F}$ se tem que $A$ contém $B$ ou $B$ contém $A$. Um conjunto tem cardinalidade superior à de $\mathbb N$ se existir uma função injectiva de $\mathbb N$ para o conjunto, mas não houver nenhuma sobrejectiva.